Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

OPINIÃO: A indicação de Alexandre de Moraes ao STF





Neste momento o advogado e consultor jurídico está sendo sabatinado pelo Senado Federal a fim de que seja votada sua ida ao Supremo Tribunal Federal, vou apresentar aqui minha opinião a respeito da sabatina assim como sobre o momento político que resvala naturalmente na indicação feita pelo Presidente Michel Temer.


1. O NOME DE ALEXANDRE DE MORAES



Sempre que sou questionado a respeito do nome do indicado respondo sempre da mesma maneira: é um constitucionalista de primeira. Mas isso não significa que seja o melhor nome para ocupar uma vaga na Suprema Corte do Brasil. A carreira do indicado é controversa, não corresponde "in totun" ao que ele advoga em suas obras, e isso faz dele uma pessoa pouco capaz de compor o STF;



O advogado tem ligação política com muitos daqueles que estão no poder, isso não faz dele a pessoa mais adequada a estar ocupando uma cadeira no STF, embora isso não signifique que todo o seu saber jurídico virou pó no momento em que ele escolheu se coligar a tais políticos.

2. A FAMIGERADA TESE DE DOUTORADO

"É próprio dos sábios mudar de opinião". Esta frase que ouço quando questiono alguém a respeito da tese de doutorado do indicado que advogava, lá em idos de 2000, que, ocupantes do executivo não poderiam ser indicados à vaga no STF sob o argumento de que estaria ligado aos interesses do chefe do poder que o indicasse.

Se ele soubesse que um dia seria indicado, jamais advogaria esta tese.

Neste momento vou ouvir as respostas do indicado às questões formuladas e logo em seguida retorno ao BLOG para concluir este assunto.

Tenham todos um bom dia.

Nenhum comentário: